Ecoescola

Cantinho das aromáticas

Neste último dia de aulas do 2º Período, a turma 1002, acompanhado do professor Sérgio Marques, coordenador do Projecto Eco Escola, puseram mãos à obra e iniciaram a criação do cantinho das aromáticas. Esta actividade visa a criação do cantinho onde cresçam várias plantas de carácter aromático e medicinal. Hoje foram semeadas e transplantadas algumas das plantas, de entre as quais tomilho, hortelã, menta, cebolinho. Com o desenvolvimento do projecto, os alunos propõem-se a conhecer melhor as inúmeras aplicações das plantas.

As ervas aromáticas são detentoras de propriedades que contribuem para prevenir algumas doenças e para promover a saúde em geral.Têm sido utilizadas ao longo da história, para fins culinários, medicinais, e até pelas suas propriedades conservantes.

A utilização diária de ervas aromáticas na alimentação associa-se a vários benefícios. "Encorajam a diversificação na ingestão de alimentos, incentivando novas escolhas alimentares.Favorecem os métodos de confecção que pressupõem a utilização de uma quantidade reduzida de gorduras, além de aumentarem a biodisponibilidade de nutrientes e outros componentes biologicamente activos, tais como antioxidantes, verificando-se um efeito sinergético".

Comentários   

 
+2 #1 Ricardo Barroso 06-04-2013 20:05
Olá turma 1002,
vou acompanhar a evolução do vosso cantinho, até porque se encontra ao lado do local onde trabalho muito do meu tempo que passo na escola. Acho esta iniciativa de louvar, pois os vossos colegas desconhecem (assim como eu :P ) os benefícios específicos de cada uma das ervas aromáticas que podemos encontrar nos mercados ou cultivar em casa. Abraço
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar