Projeto Concelhio de Educação Parental

Projeto Concelhio de Educação Parental

Caros Pais,

O logotipo e o título que vêem em cima é o primeiro sinal da presença de algo novo, ou melhor, algo de sempre, agora articulado de uma forma nova. Passo a explicar.

Todos nós, os pais sabemos que os nossos filhos não vieram com manual de instruções; sentimos muitas vezes que fomos preparados para muitas tarefas, mas nem tanto para a da paternidade e da maternidade e, a verdade, é que, por vezes, os nossos filhos nos deixam surpreendidos e, levando ou não as mãos à cabeça, sentimos que não sabemos bem o que fazer.

 

Por sua vez, a escola encontra os nossos filhos na qualidade de seus alunos; encontra-os muitas horas e muitos dias; por isso, esta mesma escola quer criar novas formas de colaborar com os pais na sua tarefa de pais e de mães: quer ter um papel respeitador, positivo e útil.

Todos queremos que os nossos filhos e alunos tenham sucesso na escola, mas para que tal aconteça os papéis, os deveres e os direitos de cada parte (pais e filhos) têm de estar claros e de ser vividos de forma equilibrada.

É um pouco por tudo isto que a nossa escola se envolveu num projeto levado a cabo pela Câmara Municipal, que se chama Projeto Concelhio de Educação Parental, o qual tem por missão tornar as “ESCOLAS AMIGAS DA FAMÍLIA”. Assim, na nossa escola foi criada uma equipa de profissionais disponível para apoiar os pais no exercício dos seus papéis parentais, esta equipa é constituída por cinco membros, Isabel Girão Filgueiras, Isabel Moutinho Marques, Ana Paula Costa, Daniela Sofia Reis, todas docentes e por Joana Alexandra Gomes, assistente social. Esta equipa escolar é coordenada, trabalhando em rede, em estreita parceria com a Equipa Municipal da Parentalidade.

Na nossa escola, este ano, pretendemos:
a)dar a conhecer a nossa presença, pode para recolher informação, caro pai e mãe, contar sempre com a Direção da Escola, os Diretores de Turma, as Associações de Pais, os sites das escolas do agrupamento;
b) atender de forma pessoal e privada os pais interessados, quer num gabinete na entrada de cada uma das escolas, quer através de contacto telefónico, informamos que o horário de atendimento será à segunda feira na Escola Nuno Simões, das 9:10 às 10:00h, e na Escola D. Sancho I, das 14:15h às 15:00h;
c) participar em alguns encontros de conversa amena e agradável, à 6ª feira à noite, ao calor de um chá quente e de uns biscoitos, o primeiro dos quais será já no dia 15 de fevereiro sob o tema “Os desafios de crescer: do ser pequenino, ao torcer do pepino”(desta vez será na escola Dr. Nuno Simões);
d) oferecer aos pais a possibilidade de participação em programas de educação parental, capazes de os ajudar a reconquistar a necessária autoridade para com os seus filhos através de formas de disciplina não violenta.

Acima de tudo, caros pais, queria dizer-lhes, em nome desta equipa, que estamos mesmo interessadas em colaborar, em ouvir, em prestar atenção, em dialogar por forma a trabalhar convosco, conquistando para a vossa relação com os vossos filhos o lugar e o equilíbrio que ela precisa de ter para que eles possam ser os alunos que todos desejamos que sejam.

Um dia nasceu-nos, a cada um de nós, um filho/uma filha e o nosso mundo mudou para sempre, passámos a pretencer-lhe, hoje, ainda ocupados com a tarefa de os ajudar a crescer, a tornarem-se adultos capazes de gerirem as próprias vidas, podemos acompanhar-nos, podemos ajudar-nos uns aos outros… Conte connosco, nós queremos contar consigo!!

P’la Equipa da Parentalidade

Isabel Girão Filgueiras

Comentar


Código de segurança
Atualizar