Ano letivo 2012-2013

ALUNOS DO 7º ANO VISITARAM O AROUCA GEOPARK E O PAVILHÃO DA ÁGUA NO PORTO

No passado dia 13 de março os alunos do 7º ano de escolaridade realizaram um visita de estudo à Serra da Freita e Centro de Interpretação Geológica de Canelas, no Geoparque de Arouca e ao Pavilhão da Água no Porto. Pela manhã, os alunos efetuaram um percurso pedestre para conhecer os encantos da região planáltica da serra da Freita, nomeadamente, o resquício da última glaciação, que culminou com o desfrutar da beleza da queda de água da Frecha da Mizarela.

Após a observação da queda de água no miradouro da Frecha da Mizarela realizou-se uma pequena caminhada desde o referido miradouro ao longo do vale do rio Caima, onde todos os participantes puderam visualizar as marmitas de gigante. Posteriormente, os alunos deslocaram-se de autocarro até à freguesia de Canelas, onde foram conhecer, no CIGC (Centro de Interpretação Geológica de Canelas) uma diversificada e singular coleção de fósseis de invertebrados marinhos da Era Paleozoica recolhidos nas ardósias aflorantes na área envolvente e formados há cerca de 465 Ma. Aqui foi dado particular destaque aos fósseis de Trilobites onde, para além da excecionalidade científica dos exemplares expostos, muitas delas correspondem aos maiores exemplares do mundo para as referidas espécies. Os alunos foram consciencializados da importância dos fósseis para a reconstituição da História da Terra. Ao fim da manhã, os alunos visitaram a idílica aldeia de Castanheira para observar as enigmáticas Pedras Parideiras. Após o almoço, no Parque de Campismo do Merujal, no geoparque de Arouca, os alunos foram visitar o Pavilhão da Água no Porto, onde puderam explorar as propriedades da água, as suas inúmeras possibilidades de utilização e fenómenos naturais - conhecer como funcionam os ciclones e os furacões, por que se vê o arco-íris, e mesmo fazer música com garrafas de água.

Após avaliação da visita feita pelos alunos, pode constatar-se que quase todos realizaram com interesse as tarefas propostas, as quais consideraram proveitosas, tendo gostado de participar nesta atividade, a qual superou as suas expectativas. Para os alunos, as explicações fornecidas pela Guia do Parque (Geóloga Alexandra Paz) foram objetivas e suficientes.

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar