Ano letivo 2014-2015

Encontro TOP - EDUCAÇÃO PARENTAL – Parentalidade +++++

29 de Junho de 2015 - Foi a data escolhida para o MegaEncontro de Educação Parental dinamizado pela Equipa do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.
Em sintonia com a perspetiva de parentalidade positiva da Edilidade, a Equipa de 16 elementos, composta por professoras, psicólogos, assistente social e convidadas do Projeto Mais Vale Prevenir, dedicou-se ao longo destes dois últimos anos a um trabalho de formação com 86 mães e pais de discentes de todos os níveis de ensino abrangidos pelo agrupamento.

Foram realizados 8 cursos de formação. Depois de uma intensa e fecunda partilha, ao longo de oito velozes semanas, ficou o sabor a pouco! Pedia-se mais! E foi na expetativa de maior e novo encontro que ontem, todos, acompanhados pelos maridos, esposas, filhas e filhos nos reunimos.
Um filme espetacular, foi o móbil da formação e partilha entre todos; um jantar partilhado, o mote para ao convívio; o gosto pela relação que nos une, o veículo para um encontro que já terminou a 30 de Junho!
Pelas vozes que se ouviram, pode-se concluir que, quer para pais e mães, educadores no ativo; quer para docentes, empenhados no desenvolvimento integral dos seus alunos; quer para filhos e filhas, jovens que precisam de inspiração, o filme "Mãos Talentosas", que penetra flashes da vida inspiradora do neurocirurgião Benjamim Carson, vale a pena voltar a ser visto!
Um homem que em criança viveu com tremendas dificuldades, mas com a presença atenta, a exigência concreta e a voz positiva da sua mãe, foi iniciado num caminho de busca do saber e da sabedoria que lhe permitiu tornar-se no melhor neurocirurgião pediátrico do mundo, pelo menos o primeiro a separar com sucesso (salvando os dois) gémeos siameses presos pelo crâneo!
Vale a pena ver! Aqui fica o convite e o desejo de que todos queiramos, como diria Mrs. Carson, dizer, e acompanhar os que nos estão confiados, com esta voz: "Tu podes! Tu podes fazer tudo o que os outros fazem. Só que tu podes fazer melhor! Só precisas de ver para além do que se vê!"

Mais fotografias aqui.

Comentar


Código de segurança
Atualizar