O Agrupamento de Escolas D. Sancho I comemorou o Dia da Internet Mais Segura que, este ano, foi celebrado no dia 2 de fevereiro de 2016 (terça-feira), a convite da Microsoft e com a colaboração do grupo de professores de Informática deste agrupamento. Esta campanha de sensibilização desenvolveu-se um pouco por todo o país, tendo como parceiros a Microsoft Student Partners, ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática, GNR - Guarda Nacional Republicana, EPIS - Empresários pela Inclusão Social, Consórcio Internet Segura, Conselho de Escolas e Direção-Geral de Educação - Ministério da Educação.
Assim, na passada terça-feira, no Auditório da Escola Secundária D. Sancho I, teve lugar a sessão de sensibilização subordinada ao tema “Faz o teu papel para uma Internet melhor!”, tendo como público-alvo alunos do 3º Ciclo e Secundário. Os oradores desta atividade foram os professores de Informática, Anabela Maciel e Domingos Marques, bem como o aluno Rafael Pereira, da turma 1212, do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão - Escola Secundária D. Sancho I.
Esta iniciativa teve como objetivo a transmissão das mensagens mais relevantes no âmbito da segurança online, adaptadas à faixa etária dos presentes, havendo lugar à interação e diálogo dos oradores com o público. Proporcionou, ainda, um espaço de reflexão e tomada de consciência das potencialidades e/ou perigos inerentes à utilização da Internet, para além de se abordar formas de utilização desta em segurança.
Apesar de a Internet representar para muitos um local fantástico, onde se pode falar com todo o tipo de gente e de todo o mundo, fazer novos amigos, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos agradáveis, há que ter consciência de que para desfrutar de todas estas vantagens, há que fazer uma utilização segura da mesma.
Esta atividade foi muito bem acolhida no seio da comunidade educativa presente, tendo captado a atenção destes, visto ser um tema atual, pertinente e muito interessante, que ajudou os alunos a repensar a forma como utilizam a Internet e a evitar determinadas situações que mais tarde lhes poderão causar sérios constrangimentos.
Citando Nuno Moreira, Coordenador do Centro Internet Segura, “A Internet mudou, e continuará a mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nunca, como agora, foi tão fácil e rápido trocar informação quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Para acompanhar esta revolução é fundamental, por um lado, ensinar aos utilizadores a forma segura de usufruir das enormes potencialidades da Internet e, por outro lado, sensibilizar para o facto de que uma utilização informada e responsável contribui para elevar a qualidade da Internet onde navegamos”.