O desafio “Eco-repórter da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.
A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas.
Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.
O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.
O objetivo será o de dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nivel local/regional.
As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).
As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.
Objetivos
Quem pode participar
Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente. Existem dois escalões:
Regulamento
Definição do Trabalho
1. Características da video-reportagem
O vídeo não deverá exceder os 3 minutos.
Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som bem como na construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema energia esteja presente.
2. Memória Descritiva e Identificação
Breve texto, realizado pelo(a) professor(a), explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máximo uma página A4).
A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).
3. Envio/publicação do trabalho - até 30 de maio
Os trabalhos deverão ser publicados na página do eco-repórter da energia ou, em alternativa, enviados para:
Email:
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Poderão ainda publicar no youtube e enviar o link por email com os restantes elementos.
Avaliação
Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão os seguintes:
Prémios A nível nacional
Serão atribuídos 1º, 2º e 3º prémios em cada escalão. Todas as escolas premiadas receberão um certificado/diploma.
Existem prémios para os alunos e professores.
Prémio-Aluno: Conjunto de kits cientificos e livros para as equipas vencedoras.