Para sensibilizar as gerações futuras para as questões ambientais, em especial sobre o destino correto a dar às embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos, o Valorfito, em colaboração com a ABAE, está a organizar a nível distrital uma iniciativa destinada aos jovens estudantes do ensino básico e secundário.
O objetivo principal é a sensibilização da comunidade escolar para as boas práticas agrícolas e ambientais na sua terra.
O objetivo complementar é que todos os estudantes sejam também eles “embaixadores do ambiente”, chamando a atenção de familiares e amigos para a necessidade de entregar as embalagens vazias dos fitofármacos num Ponto de Retoma Valorfito®.
Porque é de pequenino que se aprende a preservar o ambiente, propomos que colabore para dar uma lição ambiental importante aos seus alunos (dos 6 aos 15 anos) do Ensino Básico e Secundário.
O desafio é que os alunos se juntem num grupo (no máximo de 5) e que criem um almanaque ao melhor estilo do Borda d'Água.
A criação do Almanaque Valorfito® 2014 requer que cada grupo de alunos produza um pequeno livro, de formato de bolso (A5), a preto e branco, com um máximo de 25 páginas (excluindo a capa e a contracapa).
A proposta deve incluir 2 páginas (frente e verso) por mês, sendo que em cada mês deve constar as operações agrícolas existentes na região ou no distrito, aparecendo subdivididaas em 4 categorias:
Cada escola só pode concorrer com 1 única candidatura ao Almanaque Valorfito® 2014.
Os 3 melhores trabalhos enviados até ao final do ano letivo 2012/2013 serão premiados com Bicicletas para os alunos autores, Tablets para os professores responsáveis e um Quadro com Diploma para a Escola que representam.
Caso seja professor do Ensino Secundário, propomos que desafie os seus alunos com mais de 15 anos para uma questão ambiental de extrema importância - a entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos num Ponto de Retoma Valorfito® - e de se transformarem em Jovens Repórteres para o Ambiente.
Para concorrerem a este desafio, pede-se que os alunos se juntem (no máximo em grupos de 2) para produzirem uma peça jornalística, que inclua os temas Agricultura e Ambiente num dos 3 formatos (vídeo, fotorreportagem e texto), sendo que cada um constitui uma categoria.
Os 3 melhores trabalhos enviados até ao final do ano letivo 2012/2013, serão premiados com Máquinas de calcular gráficas para os seus autores, Tablets para os professores responsáveis e um Quadro com Diploma para a Escola que representam.