Ano letivo 2014-2015

Seminário "O Papel da disciplina de Educação Física no currículo escolar. Perspectiva dos Alunos, Professores e Pais"

O núcleo de estágio da Escola Secundária D. Secundária D. Sancho I de Vila Nova de Famalicão, levou a cabo a organização de um Seminário subordinado ao tema "O Papel da disciplina de Educação Física no currículo escolar. Perspectiva dos Alunos, Professores e Pais", no dia 06 de Maio de 2015 às 14h30, destinado a toda a comunidade escolar.

Esta actividade teve como objectivo principal verificar a perspetiva dos alunos, professores e pais acerca da importância e benefícios da disciplina de Educação Física, assim como do seu estatuto ao nível do currículo escolar, no Ensino Secundário.
A sessão começou com dez minutos de atraso em relação à hora prevista e a sua abertura foi levada a cabo pelo Director António Pinto, onde a sua intervenção visou sobretudo dar as boas vindas e agradecer a presença de todos bem como situar os presentes de quem eram os prelectores.

De seguida a exposição ficou ao encargo dos Estagiários onde consistiu primeiramente no enquadramento do tema e do que por eles seria pretendido abordar, onde de seguida realizaram a apresentação dos resultados obtidos e das conclusões retiradas do trabalho, tendo iniciado a Estagiária Carolina, de seguida o Estagiário Ricardo e por último o Estagiário Joel.
A Escola teve a oportunidade de receber o Professor Doutor Alberto Albuquerque, que abrilhantou o Seminário, convidado por parte dos Estagiários onde através da sua intervenção permitiu esclarecer dúvidas e mostrar o seu ponto de vista em relação ao tema.
Foram entregues 3 questionários (alunos, professores e pais) com 20 itens, onde o grau de concordância dos participantes esteve exposto a uma escala de Likert com 5 pontos, sendo estes: 1- Discordo totalmente; 2- Discordo; 3- Concordo; 4- Concordo totalmente e por último 5- Não sei.
Pelo estudo realizado, os estagiários concluíram que os alunos acham importante a disciplina de Educação Física, havendo maior valorização por parte do sexo feminino e dos alunos que praticam exercício extra-escolar.
Neste âmbito, é de referir que os alunos de Ciências e Tecnologias valorizam mais a disciplina de Educação Física e consideram a sua classificação importante para o acesso ao Ensino Superior, ao contrário dos alunos pertencentes ao curso de Línguas e Humanidades, bem como os de Ciências Socioeconómicas que refletem uma menor concordância em esta contar para a média de acesso.
Em relação aos professores, a legislação que rege o currículo da E.F. parece carecer de unanimidade no seio dos professores, sobretudo no que se refere à média de acesso ao Ensino Superior.
Não obstante, denota-se que os professores de E.F. discordam um pouco com tal pressuposto, quando comparados com professores de outras áreas.
No que concerne ao olhar dos demais professores em relação aos professores de E.F, conclui-se que existem percepções de que estes alteraram os seus procedimentos avaliativos.
No que diz respeito aos pais, os mesmos acham importante e benéfica a disciplina de Educação Física na escola, no entanto os pais mais novos e de sexo masculino valorizam-na ainda mais.
Quanto ao acesso ao Ensino Superior, os pais de sexo feminino valorizam mais este pressuposto do que os pais do sexo masculino, considerando estes que a classificação da disciplina somente deverá entrar para efeitos de conclusão do Ensino Secundário.
Cabe ainda referir que os pais com habilitações académicas superiores acham que os seus educandos investiriam na disciplina de E.F. de forma diferente, se esta contasse para o acesso ao Ensino Superior.
Apesar da natural ansiedade proveniente da importância que a atividade comporta para o estágio verificamos que a julgar pelas reacções dos colegas e demais presentes, que os Estagiários efectuaram um bom trabalho e que patentearam uma postura de elevada segurança e serenidade.

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