O Dia Mundial da Alimentação e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foram assinalados com a construção de uma Roda dos Alimentos tridimensional, coletiva e solidária, no átrio da escola Dr. Nuno Simões. Esta atividade foi acompanhada por uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável, proferida pela enfermeira Lídia do Projeto Homem, culminando com uma ementa saudável e apelativa que todos os alunos tiveram oportunidade de degustar ao almoço.
A iniciativa partiu da equipa da Saúde Escolar, conjuntamente com os professores de Ciências Naturais e a coordenadora da EB1,2 da escola Dr. Nuno Simões, a animadora sociocultural e a professora bibliotecária, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde. Partindo da ideia de que cabe aos educadores e pais educar para uma alimentação saudável e para a solidariedade, convidaram-se os encarregados de educação dos alunos do 2º ciclo, cuja resposta excedeu as expectativas da equipa promotora pela diversidade e quantidade de bens alimentares recolhidos, o que permitiu construir o mostruário da alimentação saudável apenas com parte da recolha.
As atividades foram amplamente frequentadas e apreciadas pelos alunos dos 1º e 2º ciclos, que visitaram a roda dos alimentos, acompanhados pelos professores de Ciências Naturais, e assistiram à ação de sensibilização sobre a necessidade de praticar uma alimentação saudável.
Garantindo o aproveitamento dos bens recolhidos, nomeadamente os perecíveis, após visitada a exposição, os produtos angariados foram entregues a duas famílias carenciadas, referenciadas pelo nosso agrupamento, e ao Centro Social e Paroquial de Calendário.
|