A nossa escola concorreu ao prémio da Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" com o projeto "Reciclágua", tendo este sido selecionado e contemplado com a verba de 500eur para a sua concretização. Este projeto consistiu, essencialmente, na construção de uma Mini-ETAR pedagógica.
A implementação do projeto ReciclÁgua iniciou-se com a sensibilização dos alunos do 5º e 8º anos para a importância da água como recurso natural essencial à vida na Terra e que deve ser preservado. Esta sensibilização realizou-se no âmbito da exploração da unidade temática “Gestão sustentável dos recursos naturais”. Os alunos compreenderam que, apesar de se tratar de um recurso renovável, tem de ser protegido a todo custo pois a água disponível para o ser humano é apenas uma pequena parte de toda a água do planeta. Foram identificadas as atividades humanas que consomem mais água e os impactos resultantes dessa exploração. Foi enfatizada a situação particular do rio que atravessa a cidade – rio Pelhe -, identificando-se as principais fontes de poluição e propondo-se soluções para a descontaminação deste rio.
Contamos coma colaboração do CEAB da Câmara Municipal de Famalicão e da empresa Águas do Noroeste".
Na disciplina de Ciências Naturais do 5º ano, os alunos estudaram o funcionamento de uma ETAR e envolveram-se na construção da nossa mini-ETAR pedagógica, com bastante entusiasmo, contribuindo com ideias válidas para a sua execução. Uma vez que não existe qualquer referência a um projeto como este, toda a sua execução foi sendo desenvolvida de forma experimental e o próprio projeto foi evoluindo ao longo do seu desenvolvimento. Esta mini-ETAR passará a fazer parte do equipamento pedagógico da nossa escola.
Durante o 3º período, na disciplina de Educação Visual, os alunos foram desafiados a criar o logótipo do projeto ReciclÁgua. De entre vários trabalhos selecionados pela sua qualidade, foi escolhido o logótipo elaborado pelo aluno Guilherme Pinheiro, da turma 902.
Veja fotos do projeto aqui.