O cultivo doméstico de cogumelos constitui uma experiencia aliciante e pedagogicamente muito interessante. De uma maneira simples e pouco dispendiosa, os alunos do 7º e 8º ano da escola D. Sancho I produziram alimentos extremamente saudáveis e valorizaram resíduos domésticos e resíduos agrícolas muito abundantes na nossa região.
Paralelamente, o estudo sobre a produtividade de Pleurotos ostreatus em diferentes substratos de crescimento mostrou que esta espécie se desenvolve com sucesso nos substratos experimentados, embora com diferenças ao nível do tempo de incubação e da produtividade. De acordo com os resultados obtidos, em ambientes não controlados, a otimização da produção de Pleurotos ostreatus obtém-se quando se utiliza a palha de feno como substrato de crescimento.
Com a publicação de um livro de receitas gastronómicas com cogumelos, alunos e professores sensibilizaram a comunidade escolar para os benefícios do consumo de cogumelos.
Devido ao seu elevado valor nutritivo e ao reduzido impacto ambiental associado à sua produção, os cogumelos podem constituir uma alternativa saudável e ecológica aos alimentos de origem animal, podendo ser considerados como o alimento XXI.
O projeto Micélio foi dinamizado pelos professores de Ciências Naturais e decorreu no âmbito do prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.
Veja mais fotografias aqui.
Comentários
Subscreva o RSS dos comentários