Ecoescola

Eco-repórter da energia

O desafio “Eco-repórter da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas.

Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.

O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.

O objetivo será o de dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nivel local/regional.

As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.

 

Objetivos

  • Estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente motivando-os para a investigação local.
  • Desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico.
  • Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo.
  • Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia.
  • Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
  • Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.

Quem pode participar

Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente. Existem dois escalões:

  • 1º ESCALÃO - até aos 15 anos
  • 2º ESCALÃO - dos 15 aos 21 anos

 

 

Regulamento

Definição do Trabalho

1.        Características da video-reportagem
O vídeo não deverá exceder os 3 minutos.
Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som bem como na construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema energia esteja presente.

2.        Memória Descritiva e Identificação
Breve texto, realizado pelo(a) professor(a), explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máximo uma página A4).
A identificação deve ser clara: a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).

3.        Envio/publicação do trabalho - até 30 de maio
Os trabalhos deverão ser publicados na página do eco-repórter da energia ou, em alternativa, enviados para:
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Poderão ainda publicar no youtube e enviar o link por email com os restantes elementos.

 

Avaliação

Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão os seguintes:

  • Qualidade;
  • Criatividade/Originalidade;
  • Caraterísticas técnicas;
  • Investigação e envolvimento dos alunos;
  • Articulação com os temas propostos.

 

Prémios A nível nacional

Serão atribuídos 1º, 2º e 3º prémios em cada escalão. Todas as escolas premiadas receberão um certificado/diploma.

Existem prémios para os alunos e professores.

Prémio-Aluno: Conjunto de kits cientificos e livros para as equipas vencedoras.

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