Ecoescola

Desafio Valorfito

DESAFIE OS ALUNOS DA SUA ESCOLA POR AMOR À TERRA. PELA SUA TERRA E PELA TERRA DE TODOS NÓS.

Para sensibilizar as gerações futuras para as questões ambientais, em especial sobre o destino correto a dar às embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos, o Valorfito, em colaboração com a ABAE, está a organizar a nível distrital uma iniciativa destinada aos jovens estudantes do ensino básico e secundário.

O objetivo principal é a sensibilização da comunidade escolar para as boas práticas agrícolas e ambientais na sua terra.

O objetivo complementar é que todos os estudantes sejam também eles “embaixadores do ambiente”, chamando a atenção de familiares e amigos para a necessidade de entregar as embalagens vazias dos fitofármacos num Ponto de Retoma Valorfito®.

Puxe pelo talento dos alunos para uma questão ambiental do tamanho de um almanaque

Porque é de pequenino que se aprende a preservar o ambiente, propomos que colabore para dar uma lição ambiental importante aos seus alunos (dos 6 aos 15 anos) do Ensino Básico e Secundário.

O desafio é que os alunos se juntem num grupo (no máximo de 5) e que criem um almanaque ao melhor estilo do Borda d'Água.

A criação do Almanaque Valorfito® 2014 requer que cada grupo de alunos produza um pequeno livro, de formato de bolso (A5), a preto e branco, com um máximo de 25 páginas (excluindo a capa e a contracapa).

A proposta deve incluir 2 páginas (frente e verso) por mês, sendo que em cada mês deve constar as operações agrícolas existentes na região ou no distrito, aparecendo subdivididaas em 4 categorias:

  • O que se deve semear ou plantar.
  • O que se deve colher ou apanhar.
  • Outros trabalhos a não esquecer - poda, monda, colheita, sementeira, etc..
  • Embalagens obrigatórias pra recolher e entregar num Ponto de Recolha Valorfito®.

Cada escola só pode concorrer com 1 única candidatura ao Almanaque Valorfito® 2014.

Os 3 melhores trabalhos enviados até ao final do ano letivo 2012/2013 serão premiados com Bicicletas para os alunos autores, Tablets para os professores responsáveis e um Quadro com Diploma para a Escola que representam.

Descubra Jovens Repórteres com veia para o Ambiente entre os seus alunos

Caso seja professor do Ensino Secundário, propomos que desafie os seus alunos com mais de 15 anos para uma questão ambiental de extrema importância - a entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos num Ponto de Retoma Valorfito® - e de se transformarem em Jovens Repórteres para o Ambiente.

Para concorrerem a este desafio, pede-se que os alunos se juntem (no máximo em grupos de 2) para produzirem uma peça jornalística, que inclua os temas Agricultura e Ambiente num dos 3 formatos (vídeo, fotorreportagem e texto), sendo que cada um constitui uma categoria.

Os 3 melhores trabalhos enviados até ao final do ano letivo 2012/2013, serão premiados com Máquinas de calcular gráficas para os seus autores, Tablets para os professores responsáveis e um Quadro com Diploma para a Escola que representam.

Comentar


Código de segurança
Atualizar